Kombi é considerada a precursora das vans de passageiros e carga.

Conceituada para ser um veículo multiuso, ou ” veículo combinado” tradução do nome original Kombinationsfahrzueg. A Kombi tem o seu projeto (Type 2) baseado no fusca (Type 1) e vem do final dos anos 40, da ideia do importador holandês Ben Pon. Porém apenas em 1950 que ele entrou em produção. Muito devido ao seu desenho inicial, que tinha uma aerodinâmica ruim e teve que ser todo redesenhado para ganhar um chassi monobloco mais resistente que o original do fusca. No Brasil o grupo Brasmotor passou a montar o carro em 1953 e em 1957 passou a fabricar totalmente o carro no país, onde foi produzido até 2013.

Como um veículo que criava um conceito novo para a época, a Kombi teve motor refrigerado a ar e a água, e ganhou várias variações de caçamba no decorrer da sua vida:

Tipos de Caçamba

  • Standard
  • Luxo
  • Furgão
  • Luxo 6 portas
  • Pick-Up com caçamba de madeira ou de aço
  • Pick-Up Cabine Dupla
  • Trailer
  • Ambulância

Modelos de kombi

Kombi 1200 (1957-1966)

Pesos

  • Em ordem de marcha (kg): 1040;
  • Carga útil (kg): 810.

Motor 1200

  • Traseiro, refrigerado ar, boxer
  • Movido a gasolina
  • Cilindrada: 1192 cm³ (1,2l)
  • Potência líquida máxima cv – 36

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): —
  • Velocidade máxima (km/h): 94

Kombi 1500 (1967-1975)

Primeira carroceria nacional, segunda motorização

Motor 1500L

  • Traseiro, refrigerado ar, boxer
  • Movido a gasolina
  • Cilindrada: (1,5l)
  • Potência líquida máxima cv – 52

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 23
  • Velocidade máxima (km/h): 99

Dimensões externas

  • Comprimento (mm) 4289
  • Distância entre eixos (mm) 2400;
  • Largura (mm) 1746/1937mm com caçamba
  • Altura (mm) 1909/1884mm com caçamba

Pesos

  • Em ordem de marcha (kg):
  • Standart: 1110
  • Luxo: 1140
  • Standart ‘exclusiva e rara’ 6 portas: 1130
  • Luxo ‘exclusiva e rara’ 6 portas: 1200
  • Furgão: 1000
  • Pick-Up (caçamba): 1140
  • Carga útil máxima (kg):
  • Standart: 960 (1000 retirando os bancos traseiros)
  • Luxo: 930
  • Standart ‘exclusiva e rara’ 6 portas: 940
  • Luxo ‘exclusiva e rara’ 6 portas: 650
  • Furgão: 1070
  • Pick-Up (caçamba): 930

Kombi Clipper (1976-1996)

Primeira reestilização, terceira motorização

Motor

  • Traseiro, refrigerado ar, boxer
  • Movido a gasolina (1976-2005)
  • Cilindrada: (1,6l)
  • Potência líquida máxima cv – 58

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 22,7 / 19,0(na versão álcool)
  • Velocidade máxima (km/h): 125

Motor diesel

Primeira reestilização, motor alternativo

Traseiro, refrigerado a água, em linha

  • Movido a Diesel (1981-1985)
  • Cilindrada: (1,6l)
  • Potência líquida máxima cv – 50

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 30,26s
  • Velocidade máxima (km/h): 111,3
  • Consumo médio (km/l): 16,95

Kombi Carat (1997-2005)

Segunda reestilização, terceira motorização

Motor

  • Traseiro, refrigerado ar, boxer
  • Movido a gasolina (1976-2005)
  • Cilindrada: (1,6l)
  • Potência líquida máxima cv – 65

Mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo de 1996, esta Kombi Carat exibia as modificações previstas para toda a linha Kombi 97, entre elas o teto mais alto e a porta lateral corrediça. Além disso, essa versão Carat, desenvolvida para fazer frente às vans coreanas que invadiam o mercado na época, trazia um acabamento mais elaborado e um motor AP 1.8 refrigerado à água, montado na traseira. Meses mais tarde a versão Carat fez-se disponível no mercado, porém ainda movida pelo velho motor boxer 1600 refrigerado a ar.

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 22,7 / 19,0(na versão álcool)
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (no gás natural)

Kombi Carat com refrigeração a água (2006-2013)

Modelo 2006, novo motor 1,4l Flex

Modelo 2006, novo painel de instrumentos

Dimensões externas

  • Comprimento (mm) 4505;
  • Distância entre eixos (mm) 2400;
  • Largura (mm) 1720;
  • Altura (mm) 2050.

Compartimento de carga

  • Volume (módulos VDA) (litros):
  • Até nível do encosto traseiro – 1405;
  • Até nível do encosto dianteiro – 2880;
  • Atrás do banco dianteiro até o teto – 4806.

Pesos

  • Em ordem de marcha (kg): 1297;
  • Carga útil máxima (kg): 1000.

Motor

  • Traseiro, refrigerado a água (EA 111), movido a álcool, gasolina ou ambos em qualquer proporção (Flex)
  • Cilindrada: 1390 cm³ (1,4l)
  • Potência líquida máxima (Kw(cv)/rpm) G – 57 (78) / 4800, A – 59 (80) / 4800
  • Torque líquido máximo (kgfm/rpm) G – 123 (12,5) / 3500, A – 125 (12,7) / 3500

Desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (s): G – 22.7, A – 19.8
  • Velocidade máxima (km/h): 131

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