Nos anos 80 nascia mais um membro da família Volkswagen Gol, que já fazia muito sucesso entre os brasileiros, o Volkswagen Saveiro. O Saveiro foi criado para concorrer com o Pampa da Ford e o Fiorino da Fiat, um segmento que a Volkswagen sentia necessidade de entrar. O modelo era inspirado nas linhas do Gol e seu nome veio da embarcação que transporta passageiros e carga, conceito que vai de encontro com a funcionalidade do carro.

Seu lançamento foi em setembro de 1982 e usava o mesmo motor do Gol, 1.6 litros refrigerado a ar. O que para muitos foi considerado um grande erro, pois esse motor para uma pick-up, carro de carga, era considerado defasado, não tinha a potência correspondente para o tipo de veículo e seus concorrentes já usavam motores refrigerado a água. Em 1985 foi lançado a primeira Saveiro com motor refrigerado a água. Também houve versões 1.5, 1.6 e 1.9 litros vindo do Golf movida a diesel, modelo de exportação. Até hoje são muito procuradas e valorizadas as adaptações feitas por proprietários com o motor 1.6 da Kombi Diesel, visto que seu consumo é muito baixo, atingindo 20 km/l na cidade. Há versões desta também com cabine dupla feita por concessionárias.

Em 1997 houve sua primeira grande reestilização, recebendo as linhas da nova geração do Gol segunda geração. Em agosto de 2009 a pick-up fez sua segunda grande reestilização, estreando a sua quinta geração seguindo o mesmo caminho do Novo Gol e Novo Voyage, assim tentando recuperar a liderança nesse segmento. Essa nova geração o modelo passou por uma reformulação total. Adotou nova dianteira e traseira, tanto na carroceria, quanto suspensão, freios e motorização. A antiga disposição do motor na longitudinal foi aposentada, dando lugar ao motor transversal de 101/104cv (gasolina/etanol, respectivamente). A suspensão foi remodelada, com bastante semelhança aos mais recentes veículos da marca, para um melhor rendimento tanto carregada quanto vazia. O sistema de câmbio melhorou seus engates com a mudança. O interior sofreu as mesmas alterações feitas no Novo Gol e Novo Voyage, novo painel, novo quadro de instrumentos, novo acabamento interno. Para o lançamento do novo modelo a Volkswagen lançou 2 configurações de carroceria: cabine estendida e cabine simples. Em 2010 a Volkswagen decidiu lançar a nova versão do modelo: Saveiro Cross que conta com a cor Laranja Atacama (a mesma usada no lançamento do novo CrossFox). Em 2013 a Volkswagen lançou a Saveiro geração 6 que segue o novo padrão global da marca , ficando com traços do Gol e Voyage. tendo como mudança apenas um aplique abaixo de sua grade frontal em sua versão trend, e algumas mudanças na versão topo de linha cross.

Ele reinou absoluto durante quase 20 anos em sua categoria, utilitário leve, e se tornou um grande clássico nacional.

Precisa de pneus ou rodas novos para sua Pick-up?

Visite nossa loja virtual – www.srpneus.com.br