Em 1935 um fabricante sueco lança um veículo revolucionário, com várias técnicas de fabricação avançadas para a época, como carroceria aerodinâmica, bem mais arredondada que os veículos existentes até então, e também arrojados os faróis embutidos. Muito inspirado no Design dos carros americanos, como o Chrysler Airflow. A América, inclusive, sempre foi o principal mercado que a Volvo visou entrar. O carro em questão era o PV36, fabricado pela Volvo e mais conhecido pelo nome Carioca.

O Volvo Carioca Tinha suspensão dianteira independente, motor 3.7 litros com 6 cilindros em linha e 80 cv. Seu câmbio tinha 3 marchas e alavanca no assoalho. O Volvo Carioca era considerado um carro extremamente silencioso e luxuoso. Mas toda a sua concepção mais avançada, também era controversa para a época, além de ser caro, o que levou a apenas 500 unidades serem fabricadas e a Volvo decidir voltar com as técnicas de fabricação antigas, como os faróis destacados da lataria.

Apesar de alguns modelos terem sido enviados para o Brasil, não sabe ao certo se o nome Carioca foi uma homenagem a forma como são chamados os cidadãos que nascem na cidade do Rio de Janeiro, ou se foi em homenagem a um estilo de dança muito famosa na Suécia na época do lançamento do veículo.