Volkswagen SP foi uma família de carros esportivos desenvolvidos pela Volkswagen brasileira, que devido as restrições as importações na época, tinha uma considerável independência da matriz alemã e resolveu desenvolver alguns carros no Brasil para suprir algumas demandas no mercado.

O projeto SP foi apresentado ao público pela primeira vez em 1972, ganhado destaque pelo design muito esportivo para a época, além de acabamento em níveis altíssimos, para os carros época e várias melhorias em relação ao outros modelos fabricados no país. O que fez o modelo ganhar bastante repercussão no mercado interno e externo. Chegando a ganhar o título de Volkswagen mais bonito do mundo pela revista alemã Hobby, além de várias outras revistas, que chegaram a pedir a internacionalização do modelo.

Apesar de ter um visual extremamente agressivo e bonito, o seu grande Calcanhar de Aquiles era o motor. Um 1600L que entregava apenas 65cv a versão SP1 e 1700L com 75cv para o SP2, ambos refrigerados a ar. O carro ia de 0 à 100 km/h em enormes 17,4s e dava uma velocidade final 160km/h, muito abaixo dos concorrentes. Além do motor, havia novos freios a disco na dianteira e suspensão reconfigurada.

Internamente o modelo tinha configurações interessantes, como assentos longos e apoio de cabeças reguláveis. Trazia conta-giros, termômetro de óleo, amperímetro e relógio. Mas mesmo com todos os acessórios, o modelo não vendeu como esperado, muito devido ao seu alto preço e baixo desempenho. Teve sua fabricação descontinuada em 1975, três anos depois do início da fabricação.

Hoje é um carro muito admirado pelos colecionadores, o que o tornou um mito esportivo muito admirado pelos brasileiros.

Visite nossa loja virtual – SR Pneus.