Henning Solberg marcou o retorno da Pirelli à primeira divisão do Campeonato Mundial de Rally da FIA com uma vitória num dos estágios do Rali da Suécia, disputado neste fim de semana.

Solberg demonstrou a durabilidade do pneu Sottozero Ice levando apenas um estepe em seu Ford Fiesta RS WRC nos estágios das manhãs e tardes dos dias dois e três, enquanto os pilotos que usam pneus de fornecedores concorrentes carregaram dois sobressalentes. Em várias ocasiões, o carro de Solberg foi o Ford mais rápido.

O clima excepcionalmente ameno na rota do Rali tornou as estradas no meio das florestas, normalmente cobertas de neve e gelo, em trilhas escorregadias revestidas de barro e lama, com grandes seções de cascalho. Isso colocou uma enorme responsabilidade sobre os níveis de aderência do Sottozero Ice, assim como no sistema de retenção de parafuso único desenvolvido pela Pirelli.

Cada pneu Ice Sottozero possui 384 cravos com pontas de tungstênio, com sete milímetros de comprimento, que são fixados no pneu num processo de vulcanização exclusivo, patenteado pela Pirelli (que evita a perda do cravo). O pneu vem na medida 205/65-15, de modo que pode ser montado sobre a mesma roda utilizada para os pneus de cascalho: uma compatibilidade entre a forma estreita tradicional de um pneu de neve e as dimensões da roda de cascalho. Isso aproxima o Sottozero Ice dos pneus de carros de passeio da Pirelli, que apresentam todos os benefícios do aprendizado das competições.

“O Sottozero Ice que eu conheci em 2010 era bom, mas agora ele está ainda melhor”, disse o norueguês Solberg, que terminou em sétimo lugar. “Vencer um estágio também foi muito bom e estou muito satisfeito. Levei um pneu sobressalente na parte da manhã e um pneu à tarde, o que melhorou o carro e o deixou mais divertido de conduzir. Eu fui o único piloto que fez isso, mas foi perfeito e não havia nenhuma preocupação sobre os pneus e a durabilidade dos cravos”.

“Foi uma performance muito encorajadora e estamos muito satisfeitos. Apesar de não ter competido na classe World Rally Car desde 2010, nós não paramos de trabalhar durante estes três anos nos campeonatos nacionais, o que fez uma grande diferença. Henning estava feliz e confiante com os pneus e o equilíbrio que lhe deram. A vitória num estágio no dia dois foi boa, assim como foi o segundo melhor tempo que Henning conseguiu no estágio quatro. Nós também ficamos muito felizes com a retenção do parafuso e a qualidade dos cravos. Não tivemos nenhum problema a este respeito, o que foi muito gratificante”, disse o engenheiro sênior de pneus da Pirelli, Matteo Braga.

A terceira etapa do WRC 2014 acontecerá no México, entre 6 e 9 de março.