O Google anunciou varias novidades sobre a nova atualização do seu sistema de carro inteligente nessa semana. Após o sistema sofrer vários ajustes para passar a reconhecer pedestres, sinais, objetos na pista e ciclistas, o sistema vem mostrando os primeiros resultados do teste feito nas ruas da Califórnia, EUA.

Apesar das novas possibilidades do self-driving car, ou carro inteligente do Google, o carro verdadeiramente pilotado automaticamente ainda não anda sozinho, há sempre uma pessoa no banco do motorista acompanhando o trajeto para observar o comportamento do veículo e evitar possíveis acidentes no caminho.

O Google publicou um vídeo onde uma das motoristas de teste, chamada Priscila, explica um pouco o conceito e o desenvolvimento do projeto. Segundo ela, a sua equipe é responsável por manter em segurança os carros e pessoas, além de dar um retorno para os desenvolvedores sobre como o veículo se comporta nos testes.

A atualização elevou o nível da automação, que além de trafegar sozinho pelas ruas, sem a necessidade de um motorista para direcionar o veículo, passou a realmente “enxergar” e identificar vários elementos que circulam ao seu redor nas vias urbanas. Agora nos sinais de trânsito o sistema reconhece quando deve parar e quando está liberado para seguir em frente.

Mas não é apenas o reconhecimento dos sinais de trânsito que o novo sistema passou a ter. Ciclistas e pedestres que estão ao redor também são percebidos pelo sistema. Apesar da grande evolução, em post no seu blog oficial, o Google ainda trata do carro com cautela. Segundo a empresa, ainda há muito trabalho para ser feito no que diz respeito a este projeto.

“O caos de uma cidade é bem previsível para um computador. Encontramos situações diferentes e criamos modelos delas. Mas ainda temos muita coisa para resolver, como ensinar o carro a andar em mais ruas de Mountain View, mas milhares de situações que estavam causando problemas há dois anos agora podem ser resolvidas”, diz o Google.

Assista ao vídeo abaixo e veja os testes nas ruas da Califórnia: