O verão está chegando e com ele as famosas chuvas de verão. Em quase todo o país, essas chuvas vêm fortes e, graças as péssimas infraestruturas das cidades, causam alagamentos, transtornos e prejuízos aos motoristas. Mas o motorista pode evitar alguns desses transtornos, e prejuízos, quando for inevitável passar por uma área alagada.

Os cuidados já começam antes de atravessar o ponto de alagamento. Olhar os carros que estão em volta e ver se a água está acima da metade da roda, se estiver desista de atravessar e procure um ponto mais alto imediatamente, para esperar a água baixar. è claro que dependerá do carro, se tiver em uma SUV a altura será diferente.

Se ainda assim você seja obrigado a atravessar, alguns cuidados ainda maiores são necessários. Primeiro espere um veículo maior ir na frente para “abrir” caminho na água, mas deixe uma distância segura. Vá com de primeira marcha, nos automáticos será a”L”, e é muito importante manter a aceleração do veículo constante. Nunca troque a marcha do carro, pois será a saída de ar que evitará a entrega de água.

Depois que você passou da água, é bom sempre verificar alguns itens. Abaixo segue uma lista de exemplos:

Filtro de ar

Verifique o filtro de ar. Ter folhas ou barro dentro é sinal de que a água entrou no sistema. Se for confirmado, o indicado é retirar o filtro e enxugá-lo ou trocar a peça.

Óleo

Verifique o óleo. Se, ao puxar a vareta de óleo, notar uma textura cremosa, provavelmente entrou água no sistema. Para evitar um transtorno ainda maior, danificando o motor ainda mais, desligue o carro e chame um reboque para levá-lo a uma oficina.

Correias

Verifique se as correias apresentam ruídos e sinais de ressecamento. Caso de positivo, haverá a necessidade da troca.

Parte elétrica

Após passar por uma região alagada, o perigo são os curtos circuitos. É sempre bom checar componentes elétricos e a parte funcional do veículo, como lâmpadas e buzina.

Olhar por baixo

Verificar a parte de baixo do automóvel após dirigir em trechos inundados é obrigatório. Afinal, a água costuma arrastar lixo e outros objetos.

Câmbio

Existem câmbios que têm uma abertura perto da embreagem, por onde pode entrar água. A embreagem pode chegar a patinar por um tempo, mas depois o sistema seca normalmente.

Corrosão

Após a enchente, também é bom verificar se a água ficou acumulada em cantos e contornos da carroceria. A água pode provocar desgaste e corrosão de algumas áreas.