Durante o treino classificatório do Grande Prêmio da China, realizado no último fim de semana, o piloto finlandês Valtteri Bottas, da Williams, atingiu a velocidade de 316 km/h, na maior reta do circuito de Xangai, entre as curvas 13 e 14, a mais longa da Fórmula 1, nesta temporada.

Bottas fez isso usando o pneu intermediário Cinturato Green, com a pista tão molhada que a visibilidade foi mínima, devido à pulverização vinda dos carros à sua frente. E como de costume, o piloto finlandês estava pilotando um monoposto de Fórmula 1, o que torna a prevenção à aquaplanagem um verdadeiro desafio, bem diferente da reação que se tem na chuva com carros de rua.

E Bottas, de quebra, que está apenas no início de sua segunda temporada na Fórmula 1, conseguiu esta façanha usando um pneu Pirelli que nem sequer é feito para as condições mais úmidas. Com ranhuras de profundidade de apenas 2,5 mm, o pneu intermediário é capaz de evacuar 25 litros de água por segundo, por pneu – em um total de 100 litros – a toda a velocidade. Isto garante um ótimo contato entre o pneu e a pista. Já para condições de pista completamente molhada, o Cinturato Blue também está disponível: ele evacua 65 litros de água por segundo, por pneu.