O segundo teste oficial de quatro dias do ano acontece no Bahrein, da quarta-feira a sábado desta semana: mesmo local do terceiro e último teste da pré-temporada, no fim deste mês. A temperatura ambiente de cerca de 20ºC ou mais vai fornecer um contraste marcante com o primeiro teste do ano, em Jerez, que contou com baixas temperaturas e chuva.

Todas as equipes deverão estar presentes no teste Bahrein, pois continuam a otimizar a interação entre seus carros radicalmente novos – com motores turbo de 1.6 litro e sistemas de recuperação de energia avançadas – e a última geração de pneus Pirelli, que apresentam novos compostos e construções este ano.

O traçado contém uma ampla variedade de velocidades e curvas com altas demandas longitudinais, que abordam a maioria dos aspectos do comportamento de um pneu, tornando-se um local de testes ideal.

Para o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery: “O primeiro teste do ano em Jerez foi focado no primeiro contato das equipes com um conjunto muito diferente de regulamentos técnicos, de modo que os resultados esperados eram limitados e a avaliação de pneus não era uma prioridade. Somando-se a isso, as condições de inverno na Europa – mesmo no sul da Espanha – não são representativas das condições de corrida que geralmente encontramos em todo o resto da temporada. No Bahrein, estamos esperando um clima melhor e mais carros andando, o que permitirá que nós e as equipes acumulemos mais informações e conhecimento sobre os pneus”.

Fatos do teste:

As equipes podem utilizar um total geral de 135 conjuntos de pneus para testar este ano, incluindo os testes na temporada. O total máximo para os três testes de pré-temporada é de 85 jogos de pneus: 25 conjuntos para Jerez e 30 para cada um dos dois testes no Bahrein.

As equipes poderão testar três compostos slicks no Bahrein: duro, médio e macio. Além disso, também poderão testar o composto ‘inverno’ duro, que a Pirelli criou para garantir um rápido aquecimento, mesmo em baixas temperaturas. As equipes pediram para experimentar este pneu, que fora projetado para Jerez (ESP), no Bahrein, a fim de avaliar como ele se comporta em temperaturas ambientes mais elevadas. A “versão de inverno” é reconhecível pelo fato de que não tem as marcações, enquanto que o composto duro 2014 padrão carrega marcações alaranjadas.

A Pirelli também está trazendo um jogo extra de pneus médios por equipe para o Bahrein, com a construção e composto de 2014. No entanto, estes são realmente considerados “protótipos”, como sua finalidade é testar o comportamento dos pneus sem manta térmica, que serão proibidos a partir de 2015.

Dos 30 conjuntos à disposição para cada equipe, 22 conjuntos de quatro pneus slick (duro, ‘inverno’, duro, médio e macio) são selecionados pela Pirelli em concordância com as equipes. Os restantes oito conjuntos são escolhidos pelas equipes com antecedência, de acordo com os seus planos de execução individuais.

Mais fatos sobre os teste::

Composto Total fornecido por equipe * Melhor tempo em 2013 **
Super macio N/A N/A
Macio 2 N/A
Médio 10 1:32,330
Protótipo Médio *** 1 N/A
Duro 8 1:36,961
Duro de “inverno” 2 N/A
Intermediário N/A N/A
Chuva N/A N/A

* Acima, escolha feita pela Pirelli em concordância com as equipes. Cada time poderia escolher outros 8 sets de pneus para esse teste.
** Baseado nos resultados do GP do Bahrein  2013
*** Não incluídos no total de 135 sets por equipe.