Os pneus on/off road são comuns em caminhonetes e utilitários. Os off road são mais usados em veículos de competição na área rural.

Dicas:

Na hora da troca é aconselhável que os quatro pneus sejam trocados juntos.

Mas, se apenas dois pneus estão inutilizados e o condutor precisa economizar, os técnicos dão a dica. Os pneus novos devem ser colocados na parte traseira, que garantem melhor aderência, maior estabilidade e segurança na hora de frear.

Antes de comprar pneus novos é recomendável que o condutor fique de olho na marca. “Se for um ou dois pneus, não há problema que sejam de marcas diferentes. Agora, se forem três ou o jogo todo é bom que sejam da mesma marca. O que não pode acontecer é pneus de marcas diferentes ficarem no mesmo eixo”, afirma Santana. “O condutor também precisa se preocupar em respeitar os códigos de comportamento e índice de carga mínimo homologado pelo fabricante”, alerta Andréa.

Características

Como podemos notar, cada pneu tem uma característica específica para cada modelo, que conseguimos resumir dessa forma:

Pneus de alta performance – além de suportar altas velocidades, garantem aderência e estabilidade. Normalmente, são pneus de grande diâmetro e largura, com perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18, 19 ou 20 polegadas. Por essa característica, oferecem pouco conforto.

Pneus convencionais – São os recomendados no manual que acompanha o seu veículo, oferecendo conforto, durabilidade e um rodar mais macio.

Pneus On/Off Road – São mais usados em utilitários, picapes e camionetes.

Por seu uso misto, pode enfrentar tanto o asfalto como estradas de terra, são radiais e não oferecem muito conforto, além de produzir mais ruído na rodagem.

Pneus Off Road – Devem ser usados apenas em estradas de terra, tanto para competição como uso diário em aéreas rurais. Se usados indevidamente no asfalto, têm baixa durabilidade, produz muita vibração e ruído, comprometendo a segurança.

“O limite de segurança de um pneu é 1,6 mm de profundidade de escultura, abaixo desse limite, não se torna mais seguro ao
veículo”, afirma Andréa Gomes.

Dica:

Quando o pneu apresenta desgaste no centro da banda de rodagem é sinal que você está usando pressão maior do que a recomendada. Se o gasto ocorrer em ambas as bordas do pneu, significa pressão muito baixa, cedendo as laterais do pneu que entram em contato com o solo antes da área central.

Se o pneu ficar careca em apenas um dos lados isso quer dizer que as rodas devem estar desalinhadas. Se o desgaste for irregular, ou as rodas estão desbalanceadas,ou é preciso substituir os amortecedores.

Curiosidades

+ O fundador da Goodyear Tire & Rubber não foi Charles Goodyear, mas

+ Frank Seiberling, que deu o nome à sua empresa em homenagem ao inventor o processo de vulcanização da borracha.

+ O boneco Bibendum (BIB) foi criado em 1894, durante a Exposição

Universal e Colonial de Lyon, quando os irmãos Michelin notaram uma pilha de pneus que, e longe, parecia uma pessoa. Foi desenhado por Marius Rossillon em 1897.

+ O pneu radial foi inventado pela Michelin em 1946 e hoje está sendo usado em motocicletas, aviões e também na Fórmula 1.

+ Criado para supercaminhões na extração do petróleo, o pneu da canadense

Titan impressiona por sua medida: 59/80 R63. Essa classificação garante ao pneumático o título de maior do mundo produzido em série. Suporta até 100 toneladas, é fabricado com borracha maciça e pesa mais de 5 toneladas.

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FONTE: (AUTO ESPORTE)