Cachorros pequenos, grandes, peludos… Não importa o tamanho, é bem provável que ele vai fazer xixi nas suas rodas! Mas o que rodas dos carros e cachorros têm em comum? Quando o automóvel se movimenta, os pneus passam por locais com os mais diversos e variados cheiros, que ficam impregnados na borracha.

Para os seres humanos, isto não faz nenhuma diferença. Afinal, somos dotados de “apenas” uma média de 6 milhões de células olfativas. Mas, para os cães, que em determinadas raças podem chegar a ter 300 milhões de células olfativas, um pneu de carro é um verdadeiro “mural de informações” sobre o que está acontecendo no mundo exterior!

Assim, considerando que urinar funciona, para os cães, como uma forma de comunicação, ao sentirem tantos cheiros diferentes, eles (especialmente os machos), são atraídos de forma quase irresistível a fazer um xixi na roda do carro para também deixar suas informações.

Aí, não tem jeito, um xixizinho aqui, outro ali. E essa frequência pode acabar com qualquer tipo de roda. Pode ser de ferro, de alumínio, ela vai estragar por causa deste ácido que é a urina, assim causando a oxidação. Isso pode trazer diversos problemas como o esvaziamento constante dos pneus, manchas e descascar a roda. Os fabricantes dizem que o problema já foi pior. Hoje as rodas de aço e de liga leve passam por um tratamento para ficar mais resistentes. E não para por aí, as partes baixas do carro, que ainda não podem passar por tratamentos químicos, como porcas e parafusos podem ficar presos com o xixi e se a roda raspar na sarjeta e perder um pouco do verniz, vai ficar mais sujeita à corrosão.

O que fazer?

Em geral, este comportamento só causa aborrecimentos quando o cão fica na garagem da casa ou tem livre acesso ao local onde estão os carros. E é mais usual em machos, já que estes têm o instinto nato de marcar locais com urina com uma frequência maior do que as fêmeas (apesar de não ser raro observar algumas “damas” levantando a patinha para fazer xixi).

Para quem tem cachorro e não quer sofrer com um problema futuro nas rodas, a sugestão é que o dono pegue um detergente neutro, lave constantemente as rodas e pneus. E como “Quem tem cão às vezes caça com gato” o negócio é encontrar uma saída original. Uma capa instalada nos quatro pneus do carro justamente para proteção, deixar algum objeto alto, como um cone de plástico ou garrafa pet cheia de água para que eles tenham algo para levantar a patinha e mirar, como se fosse um poste (a roda do carro cumpre bem esse papel…).

Nos dias de hoje também existem produtos próprios para eliminar odores de urina, à venda em lojas especializadas, que devem ser utilizadas nos pneus para que estes não fiquem tão atrativos para o cão.

Mais lembre-se, nunca bata no seu cãozinho porque ele não entenderia o motivo e nem mudaria de atitude. Nós que amamos animais às vezes temos que nos adaptar a natureza deles.

E se seu caso não teve solução e precisa de novas Rodas ou Pneus, você pode encontrar em nossa loja virtual os melhores preços e receber em sua casa com todo conforto e segurança. Acesse http://www.srpneus.com.br