O Brasil está a um passo de tornar as estradas mais seguras com as novas normas de segurança, que passarão a vigorar no dia 1º de janeiro de 2014 e exige a obrigatoriedade dos itens como ABS e Air Bag. Mas uma medida provisória pode botar tudo a perder e nos fazer voltar para onde estávamos há 2 anos atrás. A medida permitirá a manutenção da produção de carros sem airbag e ABS por, pelo menos, mais dois anos.

O Sindicato do ABC informou, durante uma declaração no pátio da Volkswagen, que a medida deverá “beneficiar” todos os fabricantes nacionais. Segundo a entidade o percentual de aumento dos carros com os itens de segurança será gradativo. Em 2014 os 70% dos carros deverão vir com os itens obrigatórios, com um índice ainda maior em 2015 e chegar a totalidade no de 2016.

A medida visa proteger carros que não tem condições de receber os itens de seguranças obrigatórios, como Kombi, Gol G4, Mille, Ka e muitos outros, e evitar que, com a saída de linha desses carros, 4000 trabalhadores sejam demitidos só na fábrica da Volkswagen. Noticias apontam que a medida deverá entrar em vigor hoje, dia 12 de dezembro de 2013.

Agora só falta aguardar um pronunciamento oficial do governo sobre o assunto e rezar que mais essa medida retrógrada não seja verdade.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC