Em desenvolvimento desde 2010, o Google revelou seu protótipo de carro autônomo. O carro do Google não necessita de nenhuma intervenção humana, reconhecendo o ambiente ao redor em até dois campos de futebol de distância em todas as direções e tomando decisões com seus sensores e software.

Tudo o que você precisa fazer é entrar, apertar um botão e curtir a viagem. OK, talvez com um pouco de medo ainda, mesmo que o carro só alcance velocidade de 40 km por hora. Construído pensando no aprendizado, o veículo não é o máximo do conforto. Oferece apenas dois lugares, com cinto de segurança.

Segundo o Google, o futuro da mobilidade passa por aí, já que 1.2 milhão de pessoas morrem devido a acidentes de trânsito no mundo todo a cada ano. 90% deles causados por falha humana. Se locomover é mais letal que o câncer e armas de fogo.

GOOGLE-CAR-2014

A intenção da empresa é produzir 100 unidades do protótipo, incluindo versões com opção de controle manual, e realizar um programa piloto na California. O perfil do Self Driving Project no Google+ traz uma série de vídeos que apresentam a inovação.

O co-fundador da gigante de tecnologia, Sergey Brin, revelou os planos da empresa em uma conferência na Califórnia.
“Estamos muito animados com esse carro. É algo que vai nos permitir ampliar as capacidades da direção autônoma e entender suas limitações”, afirmou Chris Urmson, diretor do projeto de autodireção do Google.

Ele acredita que os carros vão “melhorar a vida das pessoas ao transformar a mobilidade”. Mas alguns pesquisadores que atuam nesta área estão investigando os potenciais malefícios deste tipo de tecnologia.

Eles acreditam que os veículos podem piorar o trânsito das cidades à medida que as pessoas decidem fazer longos trajetos de carro porque não terão de dirigir.

Confira os vídeos e poste um comentário com sua opinião.

Veja agora como funciona: