Muitos motoristas sabem que antes de viajar é necessário fazer revisão para evitar que os imprevistos não se tornem algo mais sério. Porém muitos não sabem que para cada tipo de estrada, ou asfalto, é necessário dar mais atenção a uma ou a outra parte mecânica do veículo. Abaixo segue algumas estradas e quais os critérios devem ser seguidos.

Estradas “tapetes”

Estradas que tem um asfalto muito bom e com poucas curvas, são consideradas tapetes. Esse tipo de estrada permitem uma velocidade máxima maior que outros tipos de estrada. Por isso ter uma atenção maior ao alinhamento e balanceamento devem ter uma atenção especial. A falta deles faz o carro “puxar” para um dos lados e força o motorista passar toda a viagem corrigindo a trajetória, caso do alinhamento, ou o volante trepidar entre 100 km/h e 120 km/h.

Os pneus são ainda mais importantes, pois ao estarem carecas ou vazios levam mais perigo ao motorista. Em pistas molhadas ter o nessas condições provoca aquaplanagem ao perda de direção mais facilmente.

Ao levar seu carro para revisão, peça para ter uma atenção especial aos pneus, que se estiverem em mau estado devem ser substituídos, ao balanceamento e alinhamento das rodas, aos fluídos e pastilhas de freio.

Estradas sinuosas

As estradas com muitas curvas possuem um alto índice de acidentes, e ainda mais se forem de mão dupla. Estar com toda a suspensão em dia, as molas e amortecedores garantirão que o seu carro tenha mais estabilidade na hora de fazer a curva.

Para fazer as ultrapassagens serão necessárias acelerações intensas e repentinas. Esse comportamento, que é normal, pode romper as correias do motor e causar um sério dano, se a revisão não foi feita corretamente.

Ao levar seu carro para a revisão, peça para terem uma atenção especial a toda suspensão, como molas e todas as correias do veículo.

Subidas e descidas

Subir e descer sempre exige muito do carro, levando os sistemas de arrefecimento, de embreagem e das correias sofrerem muito nesses tipos de via.

O sistema de arrefecimento é o campeão em deixar os motoristas na estrada, pois ele que mantém a temperatura do motor e em subidas muito prolongadas o motorista tende a manter a rotação do motor alta, para não perder força e velocidade, o que gera um aumento enorme na temperatura. Esse aumento, se o motor não estiver com a manutenção em dia, pode levar a uma pane e até a problemas mais sérios.

A embreagem, que tem a função de transmitir o torque e a rotação para o câmbio, também sofre bastante em uma subida. Por ser exigida nas trocas de marcha, andar com o carro pesado a fará ter um esforço ainda maior e se não estiver em boas condições para haver a quebra.

Nas descidas das serras usamos muito o freio motor, para não sobrecarregar o sistema de freio. O maior problema é que se a correia dentada não estiver em boas condições ela pode romper.

Quando fizer a revisão certifique que a embreagem, a correia dentada e o sistema de arrefecimento esteja em boas condições e em dia. Se embreagem já estiver muito dura ou se você já sentiu que a embreagem patina na primeira marcha e na marcha ré, não arrisque. O guincho vai custar mais caro que o kit de peças a ser substituído.

Pista com buracos e ondulações

Estradas em péssimas condições não são raras em nosso país, infelizmente. Elas exigem muito do carro, em todas as partes, mas principalmente os pneus e rodas. Por isso usar pneus bons e sempre ter um estepe é primordial.

Nessas rodovias é importante verificar os pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas e amortecedores. Uma pequena trinca, em qualquer um destes itens, pode causar um grave acidente.

A quebra de um deles pode fazer você perder o controle do carro e causar um grave acidente.

Revisar todo o carro antes de viajar é extremamente importante, principalmente pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas, amortecedores e os pneus. Na dúvida revise as pastilhas de freio, que também são importantes.

Neblinas

Verifique as luzes externas, faróis, lanternas, piscas, as luzes de freio, a água e as paletas do limpador.

Estradas com trânsito intenso

Pegar congestionamentos em algumas estradas são inevitáveis, ainda mais em um feriadão ou nas datas comemorativas, como nessa época. Por isso verificar o sistema de arrefecimento e o óleo é importante, já que o carro ficará muito tempo parado e com o motor ligado, gerando um aquecimento excessivo.

Fazer a revisão do ar-condicionado e dos filtros, assim como a sua higienização, também é importante. Ninguém que ficar em um engarrafamento num calor insuportável sem ar-condicionado.

Encha o tanque.

E nunca é ruim lembrar que qualquer barulho ou comportamento estranho do carro, vá a um mecânico. Quebrar na estrada deixa tudo mais difícil.

Visite nossa loja virtual, www.srpneus.com.br.