A função dos pneus em um veículo é fornecer tração a uma superfície, que pode ser lisa, asfaltada, pavimentada com cascalho, rochas, lama, neve ou areia. Em veículos considerados off-Road é muito importante sabermos qual o tipo de superfície que vamos andar na maior parte do tempo, pois ajuda na hora de definir qual roda deve ser usada. É possível comprar rodas para qualquer tipo de piso, mas vamos dar uma ênfase a três tipos de rodas para off-road com tração nas quatro rodas.

Se você usará o veículo tanto para estradas como fora dela, o ideal é comprar um pneu de uso misto, ou seja para todos os tipos de terrenos. Eles tem uma banda de rodagem que tem como característica uma boa tração no asfalto, lama, terra e até no gelo. Mesmo servindo para todo o tipo de terreno eles tem boa durabilidade.

Agora, se passará o tempo todo na lama, é melhor comprar um pneu com a banda de rodagem específica para esse tipo de terreno. Eles tem a banda de rodagem bem mais grossa, oferecendo uma excelente aderência para todos os tipos de terrenos, sem asfalto claro, e ainda melhor em áreas com muita lama. Sua durabilidade é boa, ainda mais por terem paredes laterais bem resistentes e que absorvem o impacto de pedras. São um pouco mais carros e se desgastam mais rápidos que os pneus mistos, mas não te deixarão na mão nesses terrenos.

Há os de neve, para regiões onde tem muita geada. Eles são mais macios, o que dá mais aderência para pista gelada ou com lama e gelo.

Menos pressão, mais tração

Para os mais empolgados, reduzir a pressão do ar dos pneus aumentará a tração com a superfície. Isso ocorre porque tem um aumento da superfície da roda que fica em contato com o solo. Não há uma regra da quantidade de pressão que deve ser retirada, dependerá do terreno, do veículo e da intuição do motorista. Depois é só encher novamente para pegar as ruas pavimentadas para voltar para casa.

Agora que você já escolheu o pneu, é hora de decidir sobre a roda. Mas isso fica para outro dia!

Está interessado em pneus off-road para seu carro?

Visite a loja virtual da SR Pneus, lá encontrará a maior gama de pneus off-road. CLIQUE AQUI!!!