O ar-condicionado automotivo é um item que em dias muito quentes ou muito frios acaba sendo um alívio para os motoristas e assim como qualquer equipamento do carro, necessita de manutenção.

Esse sistema,  vem com um prazo de manutenção já especificada no manual, que varia na média de seis meses ou 30 mil quilômetros, porém, alguns sinais como:  lentidão para resfriar o interior do veículo, mal cheiro e irritação das vias nasais, podem indicar o momento da manutenção. 

Veja como pode  ser feita a manutenção do ar condicionado.

Faça sempre uma higienização

O principal cuidado que se deve ter com o ar-condicionado automotivo é com a higienização. Isso porque, ele se torna foco de fungos, ácaros e bactérias quando não é feita uma manutenção adequada.

Para fazer a higienização é bem simples: troque o filtro de cabine pelo menos uma vez por ano. Se você tem o costume de rodar em estradas de terra, é preciso verificar mais vezes o estado do filtro.  A tubulação também deve ser limpa periodicamente com um spray antisséptico de preferência em uma loja ou oficina especializada.

higienização de ar-condicionado

Não se esqueça de ligar o ar-condicionado também nos dias frios

Quando as temperaturas estão mais baixa, é comum os proprietários de automóveis esquecerem de ligar o ar-condicionado. Isso é um grande erro que prejudica o bom funcionamento do equipamento.

As peças que compõem o sistema necessitam de lubrificação, sendo assim, se o ar-condicionado ficar parado por muito tempo elas acabam ficando prejudicadas. Então mesmo que a temporada seja de frio, é importante lembrar de ligar o ar  pelo menos de duas a três vezes por mês.

O que leva o fluxo de ar ficar fraco?

As principais causas que podem levar ao fluxo de ar fraco são:
Mangueira solta: Isto pode acontecer quando o tubo de ventilador que fornece o ar para a unidade de ventoinha se desprende.
Bolor ou mofo: Podem ficar acumulados no núcleo do evaporador de umidade residual que ocorre durante o processo de arrefecimento. Dessa forma, o ar acaba tendo problemas para alcançar as entradas de ar.
Ventoinha queimada: Se o ventilador não estiver soprando, automaticamente o ar não  estará fluindo muito bem.
Retentores e vedação: Selos e retentores com problemas podem afetar o fluxo de ar.

ar condicionado automotivo

Para manter o ar-condicionado funcionando sempre bem e ajudar a controlar o consumo do carro é importante fazer sempre uma manutenção. Dessa forma, fica mais fácil de evitar problemas maiores.