É comum o escape do carro emitir uma combinação de gases, isso acontece por causa da queima de combustível no motor. Esse processo é feito com a admissão, compressão, combustão e escape da mistura ar-combustível. Quando há alguma falha nesse processo, pode ocorrer a presença do cheiro de gasolina no escapamento do carro.

Essa razão de mistura é detonada por uma explosão provocada por uma centelha elétrica produzida pela vela de ignição. Logo após a explosão, o material resultante da queima é expelido para fora da câmara em outro movimento do pistão.

Dessa forma os gases passam pelo catalisador para filtragem de alguns componentes e particulados, chegando depois à atmosfera através do cano de descarga.

cheiro de gasolina no escapamento

Acontece que alguns fatores envolvidos nesse processo de funcionamento do motor podem provocar o cheiro de gasolina no escape. Por isso listamos abaixo as possíveis causas para a presença inapropriada de combustível, no caso gasolina, no sistema de escape. 

Sonda lambda

Para a combustão que ocorre dentro do motor é preciso uma mistura de ar (oxigênio) e combustível (no caso, gasolina). Porém, existe uma proporção correta para essa mistura.

Caso haja menos combustível e mais oxigênio na mistura, ela é chamada de “pobre”. Enquanto a mistura rica, onde a proporção de gasolina é maior que a correta, enriquece a razão, que é a famosa taxa de compressão.

Quando o motor funciona com mais gasolina do que o ideal e, consequentemente menos ar, ele passa a ter excesso. Com isso o combustível não é totalmente queimado, indo parar no escapamento.

Além de provocar o cheiro, isso também eleva o consumo, reduz o desempenho, carboniza a cabeça do pistão e as sedes de válvulas e destrói os componentes internos do catalisador.

Uma falha na sonda lambda (conhecido como sensor de oxigênio), pode provocar essa mistura rica. Neste caso, o recomendável é procurar uma oficina mecânica e fazer um check da injeção de forma eletrônica para verificar o funcionamento da lambda.

Velas

Quando as velas de ignição estão em mau estado podem provocar falhas na centelha durante o processo de combustão da mistura ar-combustível.

Sendo assim a explosão é feita de forma irregular e pode acontecer da gasolina não ser totalmente queimada, resultando em combustível saindo pelo escape.

Essa  gasolina não queimada prejudicará o catalisador, provocando o aumento do consumo e perda de rendimento, além de falhas no funcionamento do motor.É indicado verificar o estado das velas e se as mesmas estão recebendo corrente.

Injetor

Outro fator que pode provocar o cheiro de gasolina no escapamento é o injetor de combustível.

Esse componente de alta precisão pode sofrer com impurezas presentes na gasolina. Conforme o tamanho dessa impureza, ela pode acabar sendo retida no injetor, que consequentemente poderá travar. Para evitar esse problema, verifique sempre os injetores e faça a limpeza de bico.

Catalisador

A vida útil de um catalisador depende muito da marca e do modelo do carro. Diferente do que muitos pensam, este dispositivo de redução de emissão de poluentes não dura a vida útil do veículo.

Quando esse equipamento está corrompido, seja por impacto, derretimento das placas ou excesso de carvão, ele deixa passar alguns materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente (como diversos elementos químicos e toxinas), inclusive o cheiro da gasolina.

Procure uma mecânica especializada para verificar o estado do catalisador, ela fará a análise do dispositivo, e se necessário até sua remoção para observar se existem danos internos.